A história de Porto Rico se reflete em suas cidades. A arquitetura do território evoluiu de estruturas simples de madeira e palha para obras monumentais e modernas. Moldados por forças internas e externas em suas variadas paisagens, os diversos estilos de Porto Rico representam mais de 400 anos de domínio espanhol e mais de 100 anos como um território não incorporado dos Estados Unidos. Hoje, a arquitetura moderna da ilha reflete seu histórico multicultural.
A arquitetura de Porto Rico surgiu como uma mistura de técnicas tradicionais dos tainos além das influências europeias e americanas. Do colonial e do gótico ao barroco e moderno, esses edifícios mostram a história do país.
Os projetos a seguir analisam espaços de convivência e casas contemporâneas que foram construídos nos últimos dez anos. Eles vislumbram o passado de Porto Rico e uma geração de arquitetos que está moldando o futuro da ilha.
El Blok por FUSTER + Architects
El Blok é um hotel boutique localizado em Esperanza, uma cidade tranquila no lado sul da ilha de Vieques, localizada a 13 km da costa leste de Porto Rico. O hotel está situado em um pequeno terreno comercial ao longo da orla marítima de Esperanza. A forma compacta do hotel abriga um programa de 23 quartos, um restaurante, um terraço com jacuzzi, estacionamento e áreas de serviço. Conceitualmente, o hotel é concebido como um bloco de corais removido do mar; inspirado na forma, densidade e porosidade dos recifes de coral localizados perto da costa.
Residência em San Juan por Díaz Paunetto Arquitectos
O projeto de remodelação e ampliação desta residência existente foi desenvolvido para uma família de quatro membros. O terreno de aproximadamente 1.270 m2 está localizado no ponto mais alto da rua de um conjunto habitacional suburbano conhecido em San Juan. O arquiteto anterior que estava trabalhando no projeto da casa havia falecido e o empreiteiro foi demitido do projeto após a conclusão da piscina e da edícula.
San Pablo por URBANA
O projeto está localizado em um empreendimento de meados do século em Rio Piedras. O bairro, típico dos conjuntos habitacionais da classe média alta da época, é composto por lotes com uma média de 1.500 m2, com casas projetadas individualmente. A casa está em um terreno de esquina, definida por uma rua principal no sudeste e por um beco sem saída no lado norte. A residência, encomendada por uma família jovem com dois filhos, começou inicialmente como uma adição substancial à reforma de uma casa dos anos 50. Mas depois que os conceitos iniciais de reabilitação se mostraram economicamente inviáveis, tornou-se o projeto de uma "nova casa".
Dream Inn Guest House por Coleman-Davis Pagan Arquitectos
Uma família de residentes de longa data em Ocean Park assumiu a tarefa de construir uma casa de hóspedes com treze quartos, destinada ao turismo em família e em grupo. Localizado na McLeary Street, a principal vi arterial que faz fronteira com este setor costeiro / capital, o Inn está convenientemente situado entre as zonas turísticas de El Condado e Isla Verde - onde existem restaurantes e transporte público por perto. Também é privilegiado com a proximidade de uma praia excelente, a apenas três minutos a pé da principal comunidade residencial de San Juan.
GELM Annex por Díaz Paunetto Arquitectos
O projeto envolve uma segunda comissão da Guardería Ecológica La Mina. Com a primeira comissão, a estrutura estava em estado de negligência por 20 anos, onde fazia parte de um conjunto de estruturas dedicadas a instalações de treinamento vocacional e depois a um corpo de voluntários. O edifício foi usado como salão de esportes e recreação no primeiro andar e salão de cosmetologia no segundo. A estrutura é um módulo típico de concreto pré-projetado usado pelo Departamento de Educação para expansões escolares desde a década de 1960, com um segundo andar em paredes de blocos e um telhado de madeira que foi completamente desmoronado quando iniciamos o projeto.
Residência Alhambra por URBANA
A casa de Alhambra está localizada em um bairro de classe média alta composto por residências unifamiliares dispostas em um traçado urbano do tipo cidade-jardim. A residência está em um terreno de 950 metros quadrados e é ladeada por lotes de tamanhos semelhantes em ambos os lados (leste e oeste); o lado sul da propriedade é definido pela rua, enquanto o lado norte atinge o sistema de trens metropolitanos. Os clientes / residentes eram um jovem casal com dois filhos pequenos. O programa simples requeria uma casa com "uma cozinha central aberta, um estúdio, escritórios, espaços abertos e uma reorientação geral em direção ao pátio".
Residências VS por Ramírez Buxeda Arquitectos
O projeto é um empreendimento especulativo e o cliente é uma corporação com fins lucrativos. O programa foi ditado pelas necessidades do mercado: quatro quartos, três banheiros com todos os outros espaços típicos da vida suburbana. As casas estão entre uma estrada de acesso “rural” na periferia e uma via expressa de alta velocidade. O terreno atravessa uma cordilheira entre dois riachos, um dos quais divide San Juan (a capital de Porto Rico) de Guaynabo (subúrbio da capital).